Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

Dieta vegetariana é igual a dieta sustentável?


Estava assistindo alguns vídeos sobre estilo de vida sustentável, então encontrei este vídeo, que diz, se formos   vegetarianos "80% da poluição irá diminuir, 80% do aquecimento global será reduzido". Logo questionei: "será?".

Em sites de pesquisa como o Wikipédia, já se encontra o termo "ecotarian" (em português: ecotariano). E segundo este, para ser um "ecotariano" você deve seguir os princípios: comidas à base de plantas, orgânicas, locais, comércio justo, e alimentação balanceada.
À base de plantas - não quer dizer que a pessoa "ecotariana" não coma carne por motivo espiritual, de saúde ou de moral. o "ecotariano" não come carne, pela forma que é produzida, com uma série de injeções hormonais e de remédios injetados nos animais, além do impacto ambiental que causam os grandes pastos e suas fábricas. Porém, se alguém deixar um pedaço de carne sobrando no prato, um "ecotariano" é capaz de comer esta carne para não desperdiçá-la.
Comidas orgânicas - pois não levam ao uso de agrotóxicos, que além de poluírem, e prejudicarem o meio ambiente, também diminuem os nutrientes das plantas e prejudicam o corpo humano.
Locais - quer dizer, produzidas na região em que vive para evitar o transporte de alimentos. 1. O transporte de alimentos é o segundo meio em que mais se utiliza o petróleo. 2. Para melhorar a relação de alimentos e pessoas, isto é, para que nós tenhamos o conhecimento, de onde, como e quando são produzidas nossos alimentos. Assim, isso estimula as pessoas a terem um maior contato com pequenos produtores da região, que vão procurar não utilizar tantos produtos químicos em sua produção.
Se mais pessoas tivessem contato com o ciclo da produção de seus alimentos, isso iria reduzir o uso de agrotóxicos e a monocultura, que causa um grande impacto ambiental, degradando largas extensões de terra.
Comércio justo - os "ecotarianos" também prezam o preço justo dos alimentos, e se esses alimentos não são produzidos por trabalho escravo, ou abuso de patentes que fazem com que o preço do produto seja super-valorizado. Por exemplo: o cacau, e o café.
E por último, a alimentação balanceada - que preza, por ter todos os grupos de alimentos em seu prato no dia-a-dia, envolvendo uma idéia de alimentação saudável.
Vocês devem estar se perguntando... E a carne?
Sim, a carne está inclusa nessa alimentação, porém é importante que não se exagere e que seja apenas uma porção, algo em torno de 1 quarto do prato. E para que siga os costumes "ecotarianos", o animal deve ter sido alimentado organicamente, crescido na região em que você mora (não exatamente na sua casa), e deve ser criado humanamente, ou seja, ele deve ter uma vida feliz!!

Gostaram? Interessante né?
Para ter algumas idéias sobre alimentação saudável olhem aqui neste link do site Planeta Sustentável da Editora Abril.

Para maiores detalhes e algumas cositas mas sobre alimentação sustentável, segue aqui outro link para baixar um vídeo sobre o projeto da Fundação Banco do Brasil, que desenvolveu, na comunidade de São Sebastião a produção de um produto chamado "Multimistura", que contém todos os nutrientes necessários para a boa alimentação. O interessante é que o vídeo enfatiza, que todo vegetal, fruta ou verdura, pode ser aproveitado por inteiro, relatando maneiras de como é possível fazê-lo.

Além de mostrar tudo isso, também mostra no vídeo como produzir a "multimistura".
Este projeto é inteligente, social e saudável, o que o torna, um projeto sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário