Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

“Farm Parasite” alemães desenvolvem cultivo e compostagem em pequenos espaços.

fonte: TreeHugger
Compostagem no interior de residências pode parecer uma proposição assustadora se você é um morador de apartamento que está com pouco espaço e tempo. Alem disso como encaixar um sistema de compostagem dentro de um layout de um apartamento? E como encaixar isso de forma eficiente dentro dos nossos estilos de vida?

Os designers alemães Charlotte Dieckmann e Nils Ferber desenvolveram uma interassante solução: o Parasite Farm, um sistema de cultivo de plantas comestiveis com luz artificial, próprio para espaços pequenos, que pode ser instalado em prateleiras e conta até com uma composteira muito prática.

É um sistema vertical que permite ao usuário produzir húmus ao longo do tempo, que pode ser colhida por agitação da grade e puxando para fora o compartimento embaixo.

A composteira tem um design especialmente interessante (via TreeHugger internacional). Integrada a uma tábua de cortar, ela recebe os restos de alimentos diretamente em um recipiente com vários compartimentos, que armazenam o húmus produzido por minhocas e os líquidos residuais dos alimentos (ambos ricos fertilizantes para plantas).

Os líquidos dos alimentos também são reutilizados, ele infiltra para outro compartimento inferior, onde é coletado com ricos nutrientes e é um poderoso fertilizante líquido para plantas.

Os canteiros foram projetados para serem colocados (acoplados) a prateleiras e a são alimentados com luzes artificiais focalizadas permitindo o crescimento das plantas mesmo em espaços que não recebem luz solar – uma espécie de fazenda vertical em larga escala.

Para mais informações, confira Designboom e os sites de Charlotte Dieckmann eNils Ferber .

Nenhum comentário:

Postar um comentário