
“Precisamos aprender a cultivar o sol”, afirma Yann Arthus-Bertrand em seu documentário “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa” (2009). Segundo pesquisa recente sobre energia solar, os brasileiros não só aprovam essa ideia como também valorizam as empresas que já investem na geração de eletricidade a partir da luz do sol (energia fotovoltaica).
Coordenado pelo Instituto Market Analysis, o estudo mostra que gestores e consumidores brasileiros são bastante receptivos à implantação de m selo de qualidade que garanta o uso de energia solar pelas empresas. O “selo solar” comprovaria a consciência responsável da marca e, apesar dos elevados custos atuais para adaptação, as vantagens viriam da propaganda “boca a boca” e do reconhecimento a longo prazo.
A pesquisa qualitativa ouviu dois grupos de oito pessoas e revelou algumas falhas na compreensão dos brasileiros sobre energia solar: muitos creem, por exemplo, que coletores solares geram eletricidade, quando, na verdade, apenas aquecem água. Já a quantitativa ouviu 68 gestores e surpreendeu: 62% deles se dispõem a pagar mais pela energia solar do que pela matriz atual.
Entretanto, ainda há insegurança quanto à eficiência da energia fotovoltaica. Logo, um passo importante é “educar” gestores para acabar com essa desconfiança sobre a energia solar, que, atualmente, corresponde a apenas 0,0001% da geração de eletricidade no Brasil.
Fonte: http://www.ideiasustentavel.com.br/
Talvez a grande desvantagem dessa forma de energia seja ainda o alto valor de instalação e a baixa incidência solar em algumas regiões do planeta.
E, enquanto no Brasil ainda se confunde energia solar fotovoltaica com aquecimento solar para água, outros países já deslancham na área, construindo mega instalações para captação dessa bela forma de energia!!! #tristefato
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