Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Três instalações urbanas que tornam o transporte público mais divertido


fonte: TreeHugger

Embora o desenvolvimento de veículos elétricos menos poluentes esteja avançando rapidamente no mundo, o futuro da mobilidade sustentável exige uma menor quantidade de carros nas ruas. Para isso, as cidades precisam combinar uma boa promoção do uso da bicicleta com um sólido sistema de transporte público.

No entanto, por mais eficientes que sejam os metrôs, trens e ônibus que nos levam de casa para o trabalho, as viagens podem se tornar aborrecidas, uma rotina que pode acabar com o bom humor de qualquer um. A esse problema, marcas, organizações e artistas respondem com diferentes intervenções, que buscam combater o tédio das longas viagens e arrancar um sorriso dos passageiros.


Tobogã no metrô de Utrecht
A estação de metrô de Overvecht, na cidade de Utrecht, na Holanda, instalou há algumas semanas um tobogã para que as pessoas possam deslizar sem precisar descer pelas escadas. Chamado oficialmente de "acelerador de baldeação", o escorregador faz parte de uma série de inovações que a empresa HIK Ontwerpers está instalando na estação para “gerar energia positiva em um bairro com desvantagens". Segundo um artigo do TreeHugger em inglês, a mesma estação já abrigou uma instalação de poesia e até disponibilizou uma cozinha aberta ao público, encorajando as pessoas a fazer piqueniques e outros encontros sociais.

Sacos de boxe no metrô de Xangai
Para ajudar os passageiros a descarregar a um pouco da tensão enquanto esperam os trens nas plataformas do metrô de Xangai, a marca esportiva Adidas instalou uma série de colunas nas estações, semelhantes a sacos de boxe. "A cada ano, você precisa esperar na plataforma por cerca de 1.824 minutos. Não perca tempo, chegue mais perto e acerte alguns socos”, dizem os slogans, segundo MicGadget.

Balanços no trem de São Francisco

A instalação mais antiga talvez seja a mais espontânea e misteriosa. Em 2009, alguém teve a ideia de pendurar três balanços nas barras de metal de um trem do sistema BART, de São Francisco, novidade que foi bem recebida pelos entediados passageiros. Balançar em um trem em movimento provavelmente não é muito seguro, e dificilmente a proposta será aprovada, o que não impede que uma adaptação transforme essa iniciativa em uma vantagem institucional.

O que você acha dessas instalações? Gostaria de encontrar uma delas durante a viagem para o trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário