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quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ranking mundial aponta Toyota como "marca mais verde" de 2011

Impulsionada pelo lançamento do modelo híbrido Prius, a montadora japonesa Toyota foi eleita a "marca global mais verde de 2011" no ranking da empresa de consultoria Interbrand, que considera os dez mercados principais de cada uma delas - no caso da vencedora deste ano são: Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Brasil, Espanha e Índia.

“A alta pontuação da Toyota vem, em grande parte, do status icônico que o Prius alcançou, tornando-se sinônimo de veículo híbrido. Além disso, a montadora fez um grande esforço para melhorar sua reputação no desenvolvimento de modelos ecológicos, como demonstrado por sua parceria com a fabricante de carros elétricos Tesla, firmada em 2010. Internamente, a empresa também continua a realizar iniciativas que visam, a cada ano, melhorar a performance ambiental”, destaca o estudo.

O segundo posto ficou com a 3M, seguida por Siemens, Johnson & Johnson e HP. No top 10, figuram ainda outras duas empresas do segmento automotivo: Volkswagen, em 6º; e Honda, em 7º. Completam as 10 primeiras Dell, Cisco e Panasonic. Segundo o ranking, marcas como L’Oréal (15º), Nokia (22º) e HSBC (48º) têm performance mais positiva que a percepção do público em questões sustentáveis. Na contramão, destacam-se McDonald’s (45º), GE (24º) e Coca-Cola (27º) entre as empresas que tem percepção acima de suas performances nesse sentido.

Embora boa parte das empresas avaliadas atuem no Brasil, nenhuma delas têm origem no país. O destaque fica por conta dos Estados Unidos, que têm 24 das 50 companhias mais sustentáveis do mundo em 2011, segundo o ranking. A Alemanha (7) e o Japão (6) vem na sequência.

“Como o aumento da visão de cidadania das corporações tem se tornado praticamente obrigatório, iniciativas verdes podem estar entre a forma mais fácil e visível de alcançar percepção positiva e a mais desafiadora para proporcionar uma performance contrária. Acreditamos que as marcas mais fortes nesse quesito são as que estão na intersecção de desempenho e percepção: sua capacidade de construir vínculos mais fortes com os consumidores como resultado de verdadeiras práticas ambientais”, ressalta Jez Frampton, CEO global da Interbrand.

EcoDesenvolvimento.org
fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/ecomanagement/ranking-aponta-toyota-como-marca-mais-verde-de#ixzz1TPbOw5Fx

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