Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

CO2 e o Aquecimento global - Mito ou verdade?



Fala galera!!!

Um dia desses estive refletindo sobre uma das  questões ambientais mais discutidas e mais relevantes da atualidade: O aquecimento global. Pesquisei um pouco sobre o tema em alguns de meus livros da graduação e cheguei a alguns fatos e conclusões.

Inicialmente, é fato (comprovado com certa facilidade) que a temperatura média do planeta está aumentando. Verifica-se isso observando a diminuição das áreas congeladas do planeta.




Porém, será que o aquecimento global está diretamente relacionado com a emissão de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, CFC-12, etc.) emitidos por nós?

Todos já sabemos, mas só pra relembrar, o efeito estufa funciona da seguinte maneira: A estrela "Sol" é a principal fonte de energia do nosso planeta, sem a qual não seria possível existir vida na Terra. Da energia emitida pelo Sol, apenas 0,002% (5,4 x 10^24 J/ano) chega a Terra. E desse total de energia recebido pelo planeta, aproximadamente 30% voltam para o espaço após refletirem em nuvens e alguns materiais particulados presentes na atmosfera (poeira, spray marinho, gases biogênicos, etc.), 26% são gastos aquecendo a atmosfera e 44% realmente chegam à superfície do planeta.
Parte dessa energia que chega a superfície terrestre (44%) é refletida de volta para a atmosfera. É aí que observamos o Efeito Estufa, pois as substâncias existentes na atmosfera seguram parte dessa energia refletida dentro do planeta, mantendo assim uma temperatura agradável à existência de vida.
Caso, a Terra não tivesse atmosfera, toda a energia refletida pela superfície seria enviada direto para o espaço e então teríamos temperaturas entre -20°C e -40°C.

Então... grande parte da comunidade científica defende que a exacerbada emissão de alguns componentes na atmosfera aumentou o Efeito Estufa. É aí que estará o nosso grande dilema.



Então vamos lá, se o aumento de CO2 na atmosfera gera o aumento da temperatura média global, provavelmente teremos maior quantidade de moléculas de água na atmosfera  (resultado de uma maior evaporação de moléculas de água) produzindo um número maior de nuvens. Como vimos no início desse texto, as nuvens junto com os materiais particulados são responsáveis por refletir 30% das radiações solares. Podendo impedir que as radiações provenientes do Sol entrem na nossa atmosfera. Podendo causar assim um resfriamento global.
Infelizmente, não podemos estimar em números qual seria a influência desse aumento de nuvens.

Tirem suas conclusões...

Dados: Introdução à Química Ambiental. Júlio César Rocha, André  Henrique Rosa, Arnaldo Alves Cardoso

É bom frisarmos que, independentemente do fato do CO2 aumentar ou não a temperatura média global, isso não nos permite continuar desmatando aproximadamente 13 milhões hectares/ano. Isso também não nos impede de procurar por novas fontes de energia. Muito menos de aumentar as taxas de reciclagem, pois além de reduzirmos a destruição da natureza em busca de novas matérias primas, ainda incentivará a inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário