Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Terra! Planeta água.

Assim como Guilherme Arantes na composição da música “ Planeta água”, a sociedade utiliza e reconhece o grande valor deste elemento em abundância em nosso planeta. Porém grande parte desta água não está acessível ao consumo humano, isto é 96% de toda a água encontrada na terra está em nossos oceanos, 2,4% em geleiras e calotas polares e 0,6% em rios, lagos e lagoas. Segundo Kulshreshtha (1998), em 2025 mais da metade da população do planeta sofrerá com a falta de água potável . Neste cenário podemos incluir que 70% da água doce do planeta é consumida pela agricultura.
Analizando estes números podemos concluir que a escassez de água está mais próximo do que imaginávamos, a concientização da sociedade e medidas governamentais, podem promover uma grande avanço na luta contra a falta de água no planeta. Algumas ações podem realmente solucionar este problema dentre elas podemos citar a dessanilização da água. Um processo ainda em desenvolvimento e custo elevado porém uma das melhores soluções para esta esta problemática.
A dessanilização a água pode ocorrer de várias formas uma delas e a destilação, método que conciste no aquecimento da água até a sua vaporização, separando-se a água do sal e outras impurezas. Este processo demanda muita energia, tornando dessa forma, um processo não muito utilizado. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts ( MIT) desenvolvel um dessalinizador portátil ( ainda em experimento), ele funciona da seguinte forma, utilizando nano tecnologia o aparelho separa os íons da água dessalinizada ( que não tem carga elétrica).
Com o avanço da tecnologia, principalmente para a preservação dos recursos naturais, podemos esperar que a tecnologia de dessalinização se torne cada vez mais eficiente e barata. Podemos ressaltar que há uma necessidade de avanços tecnologicos para a melhoria da vida na terra, porém a há uma necessidade também de reflexição da população sobre um uso indiscriminado destes recursos naturais, pois se a ação por parte da pessoas em rocionalizar o uso deste recursos não acontecer, não haverá tecnologia o suficinte para remediar tamanha desordem.

Fontes:
Kulshreshtha, S.N. (1998). “ A global Outlook for water resources to the year 2025”

Nenhum comentário:

Postar um comentário