A partir da última quinta-feira (01/09) está proibida a comercialização de lâmpadas de 60 watts na Alemanha. A decisão foi tomada por líderes europeus que pretendem trocar todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas até o final de 2012.
Embora as opiniões sobre a real economia no consumo que será feita com o uso das novas lâmpadas ainda sejam divergentes, a aceitação da população é cada vez maior – quatro em cada cinco alemães aceitam a proibição das lâmpadas tradicionais.
É o que revela o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Emnid. Cerca de 79% dos entrevistados disseram que é correto utilizar uma iluminação eficiente com a finalidade de proteger o meio ambiente. Dois terços já têm procurado no comércio as novas lâmpadas e para a maioria o preco é uma questão secundária.
De acordo com a Agência Federal do Meio Ambiente (UBA) a principal vantagem das lâmpadas econômicas é a redução em até 75% do consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono. Além disso, sua vida útil é muito maior. Uma lâmpada econômica poderia substituir de dez a 15 lâmpadas tradicionais.
Fonte: Juliana Echer Manto (Centro Alemão de Informação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário