O que se tem de positivo na sustentabilidade para a construção civil? A construção civil é, e sempre será uma atividade essencial para a sociedade no geral, é um modo de organizar, criar e manter os espaços urbanos e devolver normalmente para a sociedade como um bem imobiliário, faz com que essa demanda mantenha ativo o crescimento e a transformação das cidades e de sua infraestrutura, dos espaços habitacionais e demais usos urbanos por tais bens terem valor. Abaixo vou colocar alguns dados que encontrei mostrando ou possibilitando uma ideia do poder desse setor e como ele afeta o meio:
-a construção civil mundial demanda 40% da energia e um terço dos recursos naturais;
-emite um terço dos gases de efeito estufa;
-consome 12% (14% no Brasil) da água potável e produz 40% dos resíduos sólidos urbanos
-contrata mundialmente 10% da mão de obra
-conjunto das atividades de construção movimenta 10% (9% no Brasil)do PIB global
Venho estudando muito sobre construção sustentável, e tive a seguinte conclusão SUSTENTABILIDADE é um termo atual que se refere a como fazer "menos" errado. O desenvolvimento da construção civil é algo assustador, todo dia vejo novos produtos no mercado, com qualidade de alto nível e acabamentos de grau de excelência, mas a que custo isso é produzido? O que o meio ambiente paga por isso? Não se é possível fazer teste de qualidade de produto e pouquíssimos te entregam uma certificação. No Brasil existem tentativas para minimizar estes impactos, já existem muitas NBRs, incentivos, as ISOs, mas o mercado também já deu sua resposta, alegando que não estão preparados para tais mudanças... enquanto existir quem compra, para que mudar? E a sustentabilidade? Ela está ai para dizer, ei você está fazendo isso errado...
Uma breve reflexão que tenho é que as pessoas perderam rumo do desenvolvimento e nem vou colocar especifico a construção civil. Vejo uma grande falta de noção ou respeito próprio/próximo que o filho dele daqui há alguns anos poderá estar passando sede e que o próprio pai contribuiu para isso. O mundo está mudando, todo dia vejo nas mídias pessoas reclamando do calor... mas ninguém para e pensa que tudo está relacionado ao modo de vida do mundo de hoje... nosso bioma é um ciclo e este ciclo deve ser respeitado.
Vou postar abaixo uma noticia de hoje lá da Bolívia sobre essa nova ideia de construção sustentável:
Bolívia - É urgente, necessário e possível optar por uma arquitetura sustentável no projeto e construção da Bolívia, assim como começam a fazer outros países da América Latina. Este foi o tema principal do seminário internacional Kanata 2011 "O design e as novas tecnologias", onde profissionais com destaque compartilharam com os participantes sistemas informacionais, estratégias e designs destinados à economia de energia tanto no processo de edificação como no uso de materiais, e o estilo de vida de seus ocupantes.O representante da Natural Intelligence, Christian Stalberg, destacou o potencial de Cochabamba por ter um clima temperado que favorece um design com muita iluminação natural. Também enfatizou o uso de materiais importantes, tais como pedra e madeira, que servem como energia natural.
A diretora da Escola de Arquitetura da Universidade Mayor de San Simon, Patricia Dueri, notou a possibilidade de chamar a atenção às novas tecnologias através de sistemas de informática que estão disponíveis gratuitamente para os profissionais, que encaram como um desafio melhorar as cidades bolivianas e permitir novas tecnologias nos projetos de arquitetura e urbanismo.
Fonte: Opinión
Nenhum comentário:
Postar um comentário